sábado, 22 de dezembro de 2012

TRAVESSIA RUMO TRINIDAD E tOBAGO

Partimos de Jacaré dia 16 de agosto 06h30min, céu aberto, vento sudeste a 10 nos, correnteza, golfinhos (adoro a presença deles, parece até que fazem festa diante do barco). Enquanto na radio VHF permanecia o aviso de MOB, muito triste!!
   Primeira semana de navegação foi maravilha!! Aliseos até 35 nos que faziam o Libero galopar, eu ainda não havia visto o barco viajar com tanta intensidade, sensação incrível de pura adrenalina voar do ladinho do vento!! Tempo bom (excessivo até eu diria algo como 35 graus), céu aberto, navegação confortável (aleta), média de 180 milhas a cada 24 horas, havia comida pronta que eu fiz antes de partir e também congelada. Pessoas: cozinhar pouco enquanto se navega não tem preço!!! E ao final da primeira semana deixamos 1.000 milhas na popa.
  Já na segunda semana foi diferente, pois encontramos a tão falada doldrums (literalmente desanimo), zona de calmaria que em termos oceânicos situam-se na região junto ao equador onde os aliseos de ambos os hemisférios se encontram, podendo encontrar também a Zona de Convergência Intertropical, rica em umidade e altas temperaturas porem pobre de ventos.
   Nesta fase foi um pouco complicado pois não havendo vento a sensação térmica era de 40 graus, ficamos uns dois dias sem contato visual com nenhum barco (parecíamos estar sozinhos no mundo), motor ligado, não conseguimos pescar nenhum peixe (ei você que esta lendo é pescador? Nos ensina a técnica por favor). O Cristiano queria nadar trainado pelo barco, Deus me livre não deixei não! Conclusao: ainda bem que estamos abastecidos de provisões, guloseimas, livros e dvs pois esta segunda etapa custou a passar.
   A contabilidade da travessia foi ótima pois não tivemos avarias, chegamos dentro do tempo estimado, tivemos a presença de golfinhos umas quatro vezes, não houve sustos ou surpresas e nem peixes pescados. Li (surpreendentemente) dois livros (O zahir, sempre espero mais do Paulo Coelho, e Feliz Ano velho), aumentei meu vocabulário de italiano em mais umas cem parolas e aprendi um pouco mais sobre velejar e muito sobre convivência.
    No décimo sétimo dia chegamos a Tobago ancoramos em Scarborough e descansamos um pouco, bem pouco, pois logo cedo o capitão resolveu navegar mais 40 milhas (12 horas) até Trinidad onde permanecemos por uma semana até tirarem o barco numa vaga seca para viajarmos para Itália.
   Segue abaixo algumas fotos das 1.850 milhas navegadas e da retirada do barco na seca.

leme ao vento

tirei esta foto pensando nos franceses que viajam sem geladeira

Adicionar legenda

quando cala o vento tem que abrir esta vela do tamanho do mundo

esta foto e a próxima acontecem no mesmo momento, aqui a lua

aqui o sol

lindos

chegamos

a

zona petrolifera do Caribe

coração a 2.000 RPM

esse Caribe aqui so vi do avião até agora!