sábado, 15 de dezembro de 2012

PARAIBA\ CABEDELO


   Navegamos de Salvador a Cabedelo numa velocidade ótima para nossa média, oque um casco limpo não faz!!! Velejamos por dois dias e uma noite sem paradas, ao contrario do que muitos acham e me perguntam: Onde vocês estacionam o barco a noite? Simplesmente não estacionamos, fazíamos turnos para revezar o sono logo não sendo necessário parar.
    Alias a partir daqui adotamos a estratégia de navegar muitas milhas longe da costa, pois no mar o grande problema são colisões, logo estando afastado da costa diminuímos 90% do risco já que a rota adotada é de navios. E onde os mesmos (e nós também ) possuímos um dispositivo chamado AIS que nos permite acesso ao nome da embarcação, velocidade, rota, que distancia mantém de nós e detalhe: Munido de alarme assim quando uma embarcação entra no nosso raio de navegação somos avisados. Oque nos possibilitou até assistir filmes (obrigada Xa e Vanessa pelos dvds).
     Avistamos a Paraíba no final da tarde, mas até fazer a aproximação da terra infelizmente se fez noite. Primeiro fator ruim porque gera certo desconforto chegar a um lugar desconhecido a noite, com vento a 30 nos, correnteza, ouvindo na radio VHF aviso de MOB (man overboard) e perceber que as primeiras bóias sinalizadoras não eram acesas. Mas tudo bem seguimos em frente com um holofote de luz e as próximas bóias eram sinalizadas e acesas conforme detalhado no guia de Marçal Cecon pra nossa alegria.
   Decidimos ancorar frente à Cabedelo para dormir, e no dia seguinte pela manhã mudamos a ancoragem para praia (fluvial) do Jacaré.
   Na Paraíba esta situado o ponto mais oriental das Américas, também chamado Ponta do Seixas (Joao Pessoa), e devido sua localização privilegiada atrai inúmeros turistas que vão ali apreciar "a cidade onde o sol nasce primeiro". Jacaré tem o por do sol mais famoso do Brasil saudado pelo bolero de Ravel sendo executado todos os dias pelo Jurandir do sax e seu remador numa canoa! Possui ao menos três marinas naquela região oferecendo algum suporte ao navegador. Tem Carrefour rs!!
    Lugarzinho legal pra relaxar mas só um pouco, pois o vento ali é bárbaro e constante não tem como sair e ficar tranqüilo deixando a casa a mercê do vento. Colocávamos duas ancoras por segurança, assim podíamos sair tranqüilos para dar umas voltas. E logo na primeira incursão a terra descobrimos que nosso bote recém colado em Salvador entrava água, ou melhor ainda entrava água!!! (falta muito pro Caribe ???). E de tanto eu falar dele (bote) uma tarde ele resolveu pular do barco (devido aos fortes ventos) e ir embora rio afora. O capitão numa decisão mais que rápida pulou na água para resgatar o fujão enquanto eu acenava ao vizinho investindo num possível resgate, do capitão e do bote. Porque além de correnteza e vento a praia se chama jacaré não é a toa!! Meu herói além de voltar com o bote voltou remando com os próprios braços já que pulou sem os remos! Quanta aventura não!?!
     Permanecemos uma semana de férias ali, pois esta foi a única parada que não rolou nenhum reparo ou concerto no barco. E após confirmar previsão meteorológica favorável, conferir piloto automático, leme ao vento (tripulação que não pode faltar), provisões, avisar as famílias, preparação mental e muito reza enfim chegada a hora da minha primeira travessia oceânica.... Ciao Paraíba o Caribe me espera!

Praia do Jacaré

Bolero de Ravel

um Qde pitoresco


e a galera vem de outras praias ouvi-lo



sera que o Rosario gostou ??

Maria Bonita ou Linda? 




terra do artesanato

do algodão

e do jegue

parece mais rio do que uma praia não!?!


                                                                                                                            
                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola devido a falta de conexão, internet fixa, um pouco de lezeira que o mar ocasionalmente gera pode ocorrer de demorarmos para responder as mensagens,mas pode deixar seu pitaco, sua critica, sugestão e assistência técnica gratuita.... obrigada Lilly