sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mopelia


   Não sei quase nada sobre a historia desta ilha, vou pedir pro Cris escrever algo, mas sei também que vai demorar um pouco pra faze-ló entao vou contar sobre oque vivemos ali.
   Oque posso descrever é que a passe é assustadoramente estreita e por sorte chegamos num bom horário apesar das 100 milhas navegadas e quase sem vento para entrar. Não posso deixar de mencionar a coragem, determinação e experiência do capitão em seguir adiante naquela que a mim parecia uma missão impossível. Avalie você leitor do blog:  Correnteza de aproximadamente 7 nos, largura da passe 27 m, largura do barco 5 m, comprimento do barco 15 m. Ou seja sobram 22m de margem (11 m de cada lado ja que o ideal é centralizar o barco no canal) ou seja não pode haver erros pois não ha condições de manobra. Todo esse meu temor é também devido ao fato de termos um motor ancião de 50 cavalos sendo uns 25 ja mortos. Mas o capitão é bom e nossos anjos da guarda não dormem assim deu tudo certo.
   E apos eu parar de tremer e constatar que não teria dor de barriga nem qualquer outro problema cardíaco, descemos a terra conhecer os locais, conversar com o Léo (que ficou na capa por quase dois dias esperando o vento bom pra fazer a assustadora passe), caçar coconut crub e lagostas.  Valeu o desafio pois fomos muito bem tratados por uma família de locais que nos serviram um  jantar com o típico coconut crub que é melhor que lagosta na minha opinião. Eles vivem num esquema roots na ilha, sem luz elétrica pouco conforto e muita simpatia. Precisam um pouco de tudo e como permanecemos ali por apenas um dia demos nossa singela contribuição com o Cris ajudando a consertar o motor foreboard do Tuarè e dando alguns itens uteis para vida diária da família além de algumas ferramentas.
   Ciao Polinesia vou morrer de saudades!!!
   E daqui de Mopelia nos despedimos da Polinesia Francesa, ja com saudades do clima tropical moderado, da simpatia e acolhença dos polinésias e de haver um paraíso a cada ancoragem.

SAM_4140                 SAM_4149

SAM_4150                 SAM_4152

SAM_4153                  SAM_4156

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola devido a falta de conexão, internet fixa, um pouco de lezeira que o mar ocasionalmente gera pode ocorrer de demorarmos para responder as mensagens,mas pode deixar seu pitaco, sua critica, sugestão e assistência técnica gratuita.... obrigada Lilly