domingo, 1 de junho de 2014

Tuamotu


   Foram 250 milhas de navegação saindo de Ua Pou até encontrar os famosos atolos coralinos onde Montesier habitou por anos. A particularidade destes atolos (além de ser habitat de mais de mil espécies marinhas) é que para entrar neles existe uma passe. Ou seja um canal em sua maior parte longo e estreito onde por alguma razão geológica da natureza nao existe barreira coralina. E como esses atolos tem corais, cabeças de corais em qualquer parte a segunda particularidade é que eles sao praticáveis apenas em horários especificos, onde o sol permite ver onde estão estes corais que circundam a passe e também aqueles espalhados dentro das lagoas.
   Ou seja além de ser navegador e corajoso para entrar nessas passes, tem que ser matemático pra fazer a conta de uma viajem longa chegando na “hora boa”  e de preferencia com ventos favoráveis porque em algumas passes o vento pode nao permitir a entrada ou pior pode empurrar o barco contra os corais. Da um medinho entrar nessas lagoas mas uma vez dentro a preocupação é :
  • nao bater nos cabeções de corais espalhados;
  • ter muita atenção entrando e saindo da passe, primeiro porque sempre tem forte correnteza e principalmente se houver pescadores nas proximidades porque pode rolar uma rede deles no meio da passe;
  • nao perder a ancora que enrosca nos corais ;
  • nao arar a ancora (pois serão os corais a parar o barco);
  • torcer para que todo dia faça sol;
  • tirar muitas fotos para eternidade;
  • escolher os lugares para mergulhar;
  • jogar iscas na agua para chamar tubarão;
   Agora a parte boa: O atolo de Fakarava é incrível fiquei impressionada com os diversos tons de azul e verde do mar. O lado sul do atolo deve ser de onde vem as fotos de revistas e divulgações da polinésia, onde tem os over-the-water-bungalows em estacas sob as aguas claríssimas da lagoa. Para nossa sorte a passe nao é dificil e basta ficar parado por cinco minutos na praia que passa um tubarão despreocupado ao seu ladinho. Amazing!!
   E para completar a estadia em Fakarava encontramos o Mario e a Paula ( blog Pajé por ai), foi ótimo encontra-lós e colocar a conversa em dia, valeu Paula obrigada pela farinha de mandioca nesse pacifico eles comem a mandioca mas a farinha nao existe.

       DSCN2696                    DSCN2718

DSCN2723
                                   
          DSCN2726                    DSCN2727

                                          DSCN2743

        DSCN2746                     DSCN2749      

                                           DSCN2753

           DSCN2754                                 DSCN2756  
    
                                          DSCN2759

           DSCN2770                  DSCN2777

                                              DSCN2785

           GOPR1058                 GOPR1068   
    
                                              GOPR1075

               GOPR1155                     GOPR1165

                                                SAM_3457

                SAM_3508                 SAM_3518

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola devido a falta de conexão, internet fixa, um pouco de lezeira que o mar ocasionalmente gera pode ocorrer de demorarmos para responder as mensagens,mas pode deixar seu pitaco, sua critica, sugestão e assistência técnica gratuita.... obrigada Lilly